Título: Preso no Jacarezinho suspeito de ataque a trem de autoridades
Autor: Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 14/09/2007, Rio, p. 17

Ministro das Cidades adia a visita que faria hoje à comunidade.

Um suspeito de ter participado do ataque a tiros contra o trem em que estavam dois ministros e um secretário estadual, na segunda-feira passada, foi preso ontem durante operação do 3º BPM (Méier) na Favela do Jacarezinho. Segundo o soldado Chamarelli, do serviço reservado (P-2) do 3º BPM, Hélio Conceição de Oliveira, de 18 anos, foi detido próximo à estação de trem de Vieira Fazenda. O suspeito foi flagrado com dois quilos de maconha e uma escopeta calibre 12, além de cinco caixas de fogos de artifício, três balanças, cinco projéteis de pistola calibre 40, um radiotransmissor, um cano de fuzil, dois bonés e duas camisetas pretas contendo inscrições com o nome da Polícia Federal.

Contra ele há um mandado de prisão. Hélio já havia cumprido medida sócio-educativa quando era menor de idade. Durante a ação na favela, com auxílio de três veículos blindados da PM, os policiais apreenderam um computador e toda a contabilidade do tráfico informatizada, uma novidade nesse tipo de organização criminosa. Foram apreendidos oito motos roubadas e um quilo de cocaína. Em Del Castilho, a polícia prendeu outro homem que também seria suspeito de ter participado do ataque ao trem.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, adiou ontem à noite a visita que faria hoje ao Jacarezinho. Ele alegou que a Conferência das Cidades da Bahia, realizada em Salvador ontem, provocou um atraso em sua programação. Uma nova data será combinada com representantes comunitários, que convidaram Fortes a ir à favela. O encontro com o governador Sérgio Cabral, às 11h30m, no Palácio da Guanabara, para tratar de contratos para a execução de obras do Programação de Aceleração do Crescimento (PAC), no entanto, está mantido. Quatro dias depois de ser obrigado a se proteger de tiros disparados contra o trem em que viajava, o ministro voltaria ao Jacarezinho sem ter pedido segurança às autoridades policiais.

- Recebi um e-mail da associação de moradores, muito simpático, pedindo desculpas. Não pedi nenhuma segurança - afirmou Marcio Fortes, antes de ter adiado sua visita ao Jacarezinho.