Título: Nova missão para doutrinar a população
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 14/09/2007, O Mundo, p. 30

BUENOS AIRES. A Venezuela lançou uma nova missão bolivariana, os programas sociais que começaram em 2004. A chamada Missão Che Guevara foi apresentada pelo ministro do Poder Popular para a Educação, Adán Chávez, irmão do presidente.

- A Missão Che Guevara é um processo de formação integral para o trabalho produtivo que, como o próprio Che Guevara afirmava, favorecerá a formação do novo venezuelano de que este socialismo precisa.

As missões são um dos instrumentos mais importantes do governo. Com a ajuda de médicos cubanos, elas oferecem, por exemplo, atendimento médico a milhões de venezuelanos antes excluídos do sistema de saúde. No entanto, afirma a oposição, as missões também são um mecanismo de controle da população. O governo criou missões de educação, cultura, saúde e formação profissional, entre outras. Como o próprio ministro da Educação admitiu, o objetivo é formar "novos venezuelanos" que ajudem Chávez a construir o chamado socialismo do século XXI. "Com um plano de estudos que sirva para a capacitação social e produtiva e a criação da consciência ética e moral, nasce a Missão Che Guevara", informavam os sites chavistas. (J.F.)