Título: A volta de Palocci
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 15/09/2007, O País, p. 3

Relator da proposta do governo, ex-ministro é elogiado até pela oposição.

BRASÍLIA. O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que deixou o governo em março de 2006 devido ao escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, está em franco processo de reabilitação, como relator na Câmara da proposta que prorroga a CPMF. Antes temeroso de voltar aos holofotes, Palocci agora dá entrevistas com desenvoltura e, na longa sessão da Comissão Especial, ontem de madrugada, voltou a "dar aulas" sobre economia, com o tom diplomático dos tempos de governo.

Palocci foi chamado de ministro pelos governistas e até por integrantes da oposição. Ao fazer sua explanação de mais de 20 minutos, quando já passava da meia-noite, sobre os fundamentos da economia e a importância da CPMF, distribuiu fartos elogios, inclusive a deputados da oposição.

- Não desejava relatar essa matéria, mas meu líder José Múcio (PTB-PE) insistiu e o fiz pela enorme admiração que tenho por ele. Quero agradecer a presença do líder Luciano de Castro (PR-RO), com quem aprendi muito. Não posso sair da minha bancada, mas quero integrar a sua de coração - disse Palocci.

Em reposta, o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE), retribuiu:

- Fico feliz de vê-lo servindo mais uma vez ao país.

O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que comanda a campanha"Xô CPMF", agradeceu os elogios:

- Quero agradecer as palavras bondosas e dizer que foi um aprendizado, com sua paciência, sua calma chinesa - disse Bornhausen.

Os deputados ouviram em silêncio as considerações de Palocci sobre a importância da CPMF. Ele disse que sempre foi favorável à contribuição, sendo voto vencido dentro do PT na época do governo Fernando Henrique Cardoso.

- A CPMF é o único imposto que mete a mão no bolso do sonegador - disse ele. (Cristiane Jungblut)