Título: Lula se irrita com pergunta sobre Renan
Autor: Camarotti, Gerson e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/09/2007, O País, p. 8

Na Noruega, presidente evita assuntos domésticos e fala sobre bacalhau.

OSLO (Noruega). A sombra de Renan Calheiros pairou durante os cinco dias da primeira visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quatro países escandinavos. Ontem, em Oslo, durante entrevista, Lula abriu os braços, balançou a cabeça e deu uma resposta irritada à repórter Vera Rosa, do "Estado de S.Paulo", que, em nome de toda a imprensa, quis saber se o governo orientara a bancada do PT a absolver Renan Calheiros. A repórter insistiu:

- Há pressão do governo para que Renan se licencie?

Ouviu uma resposta ríspida:

- Só lamento que, na minha despedida, tenha que falar do Brasil. Seria tão mais fácil um jornalista do Estadão lá no Brasil ligar para o presidente do PT e receber as informações.

O presidente continuou:

- Estou terminando uma viagem de uma semana, estou tão cansado quanto vocês. E não é justo que esta viagem não tenha despertado nenhuma curiosidade ao Estadão. Quando eu chegar ao Brasil, você me faça quantas perguntas quiser sobre o Renan, sobre o PT, que eu falarei com o maior carinho.

Durante a viagem aos países escandinavos (Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega), assessores avisaram que Lula não falaria de assuntos domésticos. Sugeriram que a imprensa perguntasse sobre temas ligados ao roteiro. Lula acabou falando sobre Renan na Suécia e na Dinamarca. Mas, na Noruega, discorreu sobre o sonho de comer bacalhau norueguês quando jovem:

- Aprendi a conhecer a Noruega como a terra do bacalhau, num tempo em que as pessoas pobres do Brasil podiam comer bacalhau na Sexta-feira Santa, e a briga era pelo bacalhau brasileiro.

Depois, Lula respondeu longamente à pergunta de um jornalista norueguês que, sem explicar claramente o problema, quis saber o que aconteceu com terras que noruegueses compraram no Brasil. Ele se referia, na realidade, a uma máfia norueguesa que está lavando dinheiro sujo comprando terrenos em Natal. Há investigação na Noruega e também no Brasil.

- A lei vale para brasileiro e para norueguês. Se alguém da Noruega ou do Brasil comprou terra ou propriedade não legal, obviamente vai ter problemas. Tenho obtido informação de gente lá do Brasil que está vendendo terra da União, em conluio com cartórios. Nós não vamos permitir. Lei é lei, e tem que ser respeitada - disse Lula.