Título: Nova obra é insuficiente, diz Jobim
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 15/09/2007, O País, p. 10

Ministro afirma que área de escape precisará ser reforçada, "no futuro".

SALVADOR. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que no futuro precisarão ser feitas melhorias para aumentar a segurança na área de escape que está sendo implantada no Aeroporto de Congonhas:

- O que poderemos fazer mais tarde será estabelecer o concreto poroso e que propicia o atolamento da aeronave com absoluta segurança.

Ele confirmou que a pista principal terá as restrições determinadas pela Aeronáutica, e a secundária não poderá ser usada por aviões de grande porte.

Segundo o ministro, essas modificações poderão ser adotadas em outros aeroportos, mas, pelo levantamento feito, a maioria já tem área de escape. Jobim disse que as companhias aéreas não foram consultadas:

- Elas sabem perfeitamente que, em matéria de segurança, não abrimos mão. A Gol e a TAM receberam a comunicação porque estão mais diretamente vinculadas (à proibição de operações de Boeings e Airbus).

Ele disse que os passageiros têm culpa na crise aérea, porque fazem reservas e acabam não viajando. Argumentou que o overbooking nasceu como forma de as empresas calcularem as desistências de última hora.

- Temos que compatibilizar a situação da necessidade da empresa de ter uma lotação nos assentos dos seus aviões com aquela indecisão doa passageiros. Temos que desestimular o cancelamento da viagem e, com isso, inviabilizar o overbooking. O que temos que fazer são regras respeitáveis. As regras respeitadas são aquelas que têm conseqüência econômica - disse o ministro, sem considerar que os passageiros já pagam multa por desistência.

* Da Agência A Tarde