Título: Sem acordo, ECT pode ir à Justiça do Trabalho
Autor: Abreu, Danielle e Leone, Max
Fonte: O Globo, 15/09/2007, Economia, p. 45

Funcionários fazem manifestação no Centro do Rio.

RIO e BRASÍLIA. A tendência é que o número de correspondências represadas cresça ainda mais. Segundo a presidente do sindicato dos trabalhadores dos Correios no Rio, Ana Zélia Almeida, os patrões repetiram a proposta de reajuste de 3,74%, referente à inflação (medida pelo IPCA) do período. Os trabalhadores rejeitam o índice e pedem aumento linear de R$200, além de reposição das perdas acumuladas desde 1994, que totalizam 47,77%. A ECT, por sua vez, informou que, se a proposta não for aceita, será instaurado dissídio coletivo na Justiça do Trabalho, na segunda-feira.

Nas agências dos Correios no Rio ontem, muitos usuários tentaram, mas não conseguiram enviar encomendas por Sedex 10 ou Sedex. Estes, junto com o Disque-Coleta, estão suspensos. Com isso, cerca de 70 envelopes de Sedex 10, que diariamente são recebidos na unidade da Rua da Alfândega, no Centro do Rio, deixaram de ser postados.

Mesmo com a ampliação do movimento ontem, o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Manoel Antoara, disse estar otimista sobre um possível acordo na segunda-feira.

- Acredito que o bom senso vai prevalecer - disse Antoara, acrescentando que o sindicato e a ECT estão perto de chegar a um acordo sobre expansão dos programas sociais, como o plano de saúde.

À tarde, os funcionários dos Correios no Rio fizeram uma passeata. Eles ocuparam duas pistas da Avenida Rio Branco, no Centro. (Danielle Abreu e Max Leone, do Extra, e Henrique Gomes Batista)