Título: Samu funciona em Recife, onde atende a 36 mil por ano
Autor: Éboli, Evandro e Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 16/09/2007, O País, p. 15

Capital foi a primeira a ter o serviço.

RECIFE. Implantado em caráter pioneiro em Recife em 2001, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) é hoje um dos mais populares prestados pelo Sistema Único de Saúde não só na capital, como em toda a região metropolitana, onde chega a atender a cerca de 36 mil pessoas por ano. A maior parte da demanda - 44% - é de pessoas que sofreram acidentes de trânsito na rua. Mas 39% delas ocorrem em domicílio, onde as equipes chegam a atender pessoas com problemas que vão da hipertensão às dores do parto, havendo registro de pacientes que tiveram filhos em casa ou no interior de ambulâncias a caminho do hospital.

Ao todo são 45 ambulâncias circulando nos 15 municípios que formam o Grande Recife, sendo que a central de regulação funciona na capital, através de um comitê de urgência e emergência que coordena atendimentos e percursos das equipes. A centralização evita desperdícios e ajuda a racionalizar o deslocamento de viaturas.

- O Samu veio prestar um serviço à população, preenchendo um vácuo. Temos que funcionar na urgência com o tripé atenção básica de saúde, atendimento pré-hospitalar e o hospitalar. Mas o do meio não existia e deixava desassistidos aqueles que sofriam acidentes em via pública ou precisavam de emergência em casa - afirma a secretária de Saúde de Recife, Tereza Campos.

Na capital, 1.600 pessoas são atendidas por mês, com direito à sobrevida maior do que na fase anterior à implantação do serviço.