Título: Em Murici, festa e expectativa
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 17/09/2007, O País, p. 3

Senador não aparece.

MURICI (AL). A terra natal do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), parou ontem, dia de seu aniversário, para receber romeiros que fizeram promessas e orações ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE) em favor da absolvição de Renan no Senado. A comitiva, liderada pelo prefeito Renan Filho (PMDB), saiu no dia 11 de setembro e retornou na tarde de ontem. A expectativa era que Renan receberia os fiéis na cidade. Mais de 20 faixas, sem assinatura, foram espalhadas pela cidade e em frente à prefeitura com os dizeres "Agradecemos aos romeiros de Padre Cícero pelas orações a Renan Calheiros" e "Parabéns, senador Renan Calheiros. Seu nome é sinônimo de vitória".

Porém, o senador foi orientado por assessores a não aparecer em Murici, por causa da imprensa. Aliados do senador espalhavam informações desencontradas de que Renan estava em Maceió, Murici ou Barra de São Miguel.

- Ele não vem - disse o prefeito, sem informar o paradeiro do pai.

Renan Filho dizia estar "feliz como os outros brasileiros" com a absolvição, e negou que os romeiros tivessem ido a Juazeiro pagar promessas para o senador, apesar das faixas e dos vários devotos portando santinhos com fotos de Renan.

As orações ao Padre Cícero movimentam milhares de nordestinos em setembro rumo a Juazeiro. Em Murici, os romeiros, que lotaram 13 ônibus, tiveram hospedagem e alimentação pagas pela prefeitura. Os gastos não foram informados.

Ao chegar à cidade, integrantes de outra caravana de romeiros, liderada pelo empresário Cardoso Batista, opositor dos Calheiros, arrancaram as faixas pró-Renan.

* Especial para O GLOBO