Título: Software de interatividade
Autor: Oliveira, Eliane e Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 17/09/2007, Economia, p. 20

Ginga foi desenvolvido no Brasil.

BRASÍLIA. O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) que está sendo implantado no país é híbrido. Tem como base o modelo utilizado no Japão, mas traz inovações desenvolvidas pelos centros de pesquisas e universidades brasileiras. Uma delas é a interatividade. Para isso, foi o desenvolvido o Ginga, um software responsável pela interatividade do sistema, que recebeu investimentos de R$5,7 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Os protótipos do Ginga foram desenvolvidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela PUC-RJ.

O Ginga tem facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e permite que este seja exibido na TV, no celular ou em computadores de mão. A primeira indústria brasileira especializada na produção do software já funciona em João Pessoa e Natal. A empresa também deverá desenvolver versões do Ginga para TV a cabo e TV via satélite.

A partir de 3 de dezembro, as transmissões da TV digital em São Paulo serão obrigatórias. As geradoras de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio e Salvador poderão solicitar consignação dos canais até 30 de novembro. (E.O. e M.T.)