Título: Brasil quer difundir padrão de TV digital na AL
Autor: Oliveira, Eliane e Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 17/09/2007, Economia, p. 20

Com Japão, país fará peregrinação na região em 2008. Mas Itamaraty já se antecipa e conversa com vizinhos.

BRASÍLIA. Com o etanol, a TV digital passou a ser um item obrigatório na agenda do Brasil com os países da América do Sul. A idéia, segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, é difundir ao máximo o padrão nipo-brasileiro na região, para que o modelo passe a ser adotado pelos países vizinhos. Já as indústrias brasileiras, que comemoram aumentos sucessivos nas exportações de televisores de plasma e LCD para os mercados sul-americanos, com destaque para Argentina e Venezuela, conquistariam um nicho importante por deterem a tecnologia.

Ao mesmo tempo, destaca Amorim, será possível integrar as cadeias produtivas nesses países, promovendo o desenvolvimento e o acesso à tecnologia. Para isso, os dois responsáveis por esse modelo -- Brasil e Japão - decidiram retomar uma parceria que não se via desde a década de 70. Juntos, os dois países farão uma peregrinação pela América Latina a partir de 2008, para difundir o sistema, que começa a funcionar no Brasil em dezembro deste ano.

- Nosso desejo é difundir esse padrão nipo-brasileiro para países vizinhos, como Argentina e Chile - disse o ministro japonês Yoshihide Suga, em visita a Brasília na semana passada.

O Itamaraty vem se antecipando e aproveita qualquer encontro bilateral para introduzir o tema. Amorim já conversou com ministros da Colômbia e do Uruguai e pretende se reunir, nos próximos dias, com autoridades argentinas:

- Queremos usar o modelo nipo-brasileiro no Mercosul e nos demais países da região.

No caso do Uruguai, no entanto, há duas semanas foi divulgada a informação de que o presidente Tabaré Vázquez teria assinado decreto optando pelos padrões DVB-T e DVB-H para as transmissões de TV digital aberta terrestre e móvel, respectivamente. Segundo a imprensa uruguaia, a opção seria pela possibilidade de "democratizar a televisão".

Fabricantes otimistas com venda de aparelhos

Para o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no momento em que o Brasil começar a transmissão e um outro país adotar o sistema híbrido, automaticamente toda a América do Sul vai aderir à idéia. É o que pensa também o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Flávio Dutra.

- A partir do próximo ano, vamos vender os aparelhos de televisão já com o set-up box (decodificador). Nossa expectativa é que os países sul-americanos adotem nossa tecnologia e continuem comprando da Zona Franca de Manaus, que tem a reserva de mercado - afirmou Dutra, acrescentando que, se for comprado apenas o conversor, o custo será de US$50 a US$60.

Segundo ele, somente o setor de aparelhos de LCD teve um aumento de 238,19% em faturamento interno e internacional, justamente o tipo de televisão mais adequado para receber a tecnologia digital. Já as vendas de televisão convencional caíram 26,4%.

Internamente, o governo vem se mobilizando para incentivar projetos inovadores, incluindo TV digital, biocombustíveis e produção de remédios para doenças como hanseníase e tuberculose. Na sexta-feira, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou no Rio um pacote de subvenção econômica no valor de R$450 milhões.