Título: Congonhas já pode funcionar em dias de chuva
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 18/09/2007, O País, p. 5

Medida foi autorizada pela Anac após teste de atrito nas pistas mostrar que obras de grooving estão satisfatórias.

SÃO PAULO. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o Aeroporto Internacional de Congonhas a funcionar em dias de chuva. A medida passou a vigorar sábado, quando a Infraero concluiu as obras de "grooving" (ranhuras que aumentam a aderência na pista) nas cabeceiras das pistas principal e auxiliar e transformou esses espaços em áreas de escape das aeronaves, reduzindo as pistas. A falta de grooving foi a primeira polêmica do acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas e que ontem completou dois meses.

Segundo a assessoria de imprensa da Anac, a restrição ao pouso de aviões em dias de chuva, que estava imposta desde o dia do acidente, foi suspensa porque a Infraero apresentou teste de atrito do asfalto da pista feito sexta-feira, um dia antes de entregar as obras. O coeficiente de atrito deve ser superior a 0,50 e, de acordo com a agência, o resultado obtido foi satisfatório. A Anac, no entanto, não informou o resultado do teste.

Pista principal ficou 30 metros mais curta

Embora a expectativa de operação do aeroporto em dia de chuva fosse grande, a Anac optou por não fazer a divulgação da medida. De acordo com a assessoria de imprensa, "a informação foi dada a quem é de direito, as companhias aéreas e os aeronautas".

O aeroporto foi avisado por meio de um Notan (aviso aos navegantes) emitido pela Aeronáutica sábado, quando passou a operar com as pistas mais curtas atendendo a ordens do Ministério da Defesa. No sábado, nem mesmo a assessoria de imprensa de Congonhas sabia que já estava liberada para operar em dias de chuva.

Com as normas de segurança, a pista principal ficou 300 metros menor (1.640 metros no total), para ganhar duas áreas de escape, de 150 metros, em cada cabeceira. Já a pista auxiliar ficou com 1.195 metros de extensão e duas áreas de escape.

Ontem, primeiro dia útil desde as novas regras, foram registrados poucos atrasos em relação ao recente caos aéreo. Dos 228 vôos programados até as 20h, dez atrasaram mais de uma hora (4,4%). O índice de cancelamentos ainda é alto: 44 vôos, o que corresponde a 19,3%.