Título: Renan terá novo julgamento amanhã
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 18/09/2007, O País, p. 8

Mas tendência é Conselho arquivar representação que envolve cervejaria.

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfrentará amanhã seu segundo julgamento no Conselho de Ética e deverá ser poupado. O senador João Pedro (PT-AM) está com o parecer praticamente pronto sobre a denúncia de que Renan teria tentado beneficiar a Schincariol em negociações com a Receita e o INSS, após a a empresa ter comprado uma empresa do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), seu irmão.

Como não há prova contra Renan, a expectativa, até mesmo da oposição, é que essa segunda representação do PSOL tenha rito sumário, sendo arquivada ou, no máximo, enviada para investigação na Câmara.

O relatório da primeira denúncia contra Renan - acusado de ter despesas pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior - foi aprovado pelo Conselho por 11 a 4. Renan, porém, foi absolvido pelo plenário do Senado, semana passada.

- A oposição deveria concentrar esforços nos processos sobre o uso de laranjas na compra de uma rádio e um jornal e no outro de que Renan participaria de um esquema de desvio de recursos dos ministérios que estão nas mãos do PMDB - disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ainda não indicou relator para a representação feita por PSDB e DEM sobre o uso de laranjas na compra de uma rádio e um jornal. Quintanilha disse que nenhum parlamentar aceitou ser relator. E que não deverá indicar um tucano ou democrata, já que os dois partidos são autores da representação.