Título: Na rede, Senado vira vergonha nacional
Autor: Vasconcelos, Adriana e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 19/09/2007, O País, p. 3

SÃO PAULO. Desde a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na semana passada, os blogueiros iniciaram um movimento na internet para associar o nome do Senado à expressão "vergonha nacional". Com isso, sempre que os internautas usam as duas palavras no Google, a maior ferramenta de busca da rede, o site do Senado aparece como uma das principais opções. A prática, conhecida como "google bombing", mistura protesto e bom humor.

Na sexta-feira da semana passada, o site do Senado (www.senado.gov.br) encabeçava a lista da "vergonha nacional". Ontem à tarde, a página do Senado caiu para a segunda posição na lista, mas à noite voltou a aparecer em primeiro lugar. O diretor de comunicação do Google, Felix Ximenes, informou que o ranking de busca do site usa mais de 150 critérios de seleção e que os blogs, ao fazerem o protesto, criam um link (ligação) para o site do Senado, trocando seu nome pelas palavras-chaves associadas "vergonha nacional".

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), que disse ser usuário do Google, afirmou que ainda não tinha visto o "apelido" do Senado na rede. Membro do Conselho de Ética, Casagrande - um dos autores do relatório favorável à cassação de Renan - disse que ficou aborrecido com a notícia, mas que compreendia a situação:

- É lógico que estou chateado. O Senado deixou de estar em sintonia com a sociedade. Nós nos afastamos demais e isso tem um custo, que é o descrédito. A recuperação vai levar trabalho e tempo. Não é a primeira crise do Senado, mas é uma das mais graves - queixou-se o senador, durante o lançamento da campanha pelo fim das votações e sessões secretas.