Título: TSE mantém mandato de senadora
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 19/09/2007, O País, p. 4

Rosalba, absolvida por 4 a 2, era acusada de abuso de poder econômico.

BRASÍLIA. Por quatro votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) livrou ontem a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) da cassação do mandato por suposto abuso de poder econômico, nas eleições do ano passado. Ela era acusada pelo segundo colocado na disputa, o ex-senador e ex-ministro Fernando Bezerra (PTB-RN), de usar uma emissora de TV de aliados para promover sua candidatura antes do prazo legal. De janeiro a maio de 2006, Rosalba deu 64 entrevistas à TV Tropical, retransmissora do SBT, que tem como sócio o também senador José Agripino Maia (DEM-RN).

O julgamento estava interrompido em três votos a dois pela absolvição de Rosalba desde 9 de agosto, quando o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vista. Ao ser nomeado para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada por Sepúlveda Pertence, ele foi declarado impedido de julgar o recurso ao TSE. Para seu lugar, foi convocado o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Único a votar ontem, Fischer afirmou que a série de entrevistas concedida pela senadora não era suficiente para provocar desequilíbrio na corrida eleitoral.

- As entrevistas ocorreram no primeiro semestre de 2006, bem antes da eleição. Resta dúvida sobre o peso do potencial ofensivo das aparições na TV. Não vislumbro uma relação direta e preponderante entre elas e o resultado da eleição - disse o ministro.

Segundo Fischer, o período de propaganda eleitoral gratuita nos canais de TV se encarregou de reduzir o impacto de um eventual favorecimento a Rosalba.