Título: Sem acordo, direção dos Correios recorre ao TST
Autor:
Fonte: O Globo, 19/09/2007, Economia, p. 29

Proposta de ministro é rejeitada, e empresa entra com pedido de dissídio coletivo.

BRASÍLIA. Sem acordo com os funcionários dos Correios que estão em greve, a direção da empresa entrou ontem com pedido de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O comando de negociação recusou ontem a proposta apresentada pessoalmente pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que previa a incorporação de mais R$10, além dos R$50 reivindicados pelo movimento, nos salários a partir de abril de 2008. No encontro, o governo manteve o reajuste salarial de 3,74% - cerca de 10% do que a categoria reivindica.

Com a decisão da estatal, caberá à Justiça trabalhista estabelecer o percentual de aumento a que os funcionários terão direito. Antes de arbitrar, o tribunal chamará as partes envolvidas para uma sessão de conciliação. Fontes ligadas ao movimento afirmam que a empresa aceitaria elevar o índice de aumento para 5%.

A greve já entra no sexto dia, com crescimento do número de adesões. Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, 16.362 carteiros, 1.819 operadores de carga e 685 motoristas urbanos aderiram à paralisação. Apesar de alegar que as agências estão funcionando normalmente, a estatal informou que alguns produtos, como o Sedex 10 e o Sedex Hoje, não estão sendo aceitos, para evitar comprometimento de prazo. Os serviços de entrega de correspondências de contas bancárias também estão prejudicados.