Título: Governo espera que Zuanazzi entregue cargo
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 20/09/2007, O País, p. 10

TROCA DE COMANDO: Barat, o diretor que ainda resiste, já teria acertado com ministro que também vai renunciar.

Jobim anunciou que Solange Vieira irá para a presidência da Anac, apesar de o atual presidente não ter ainda se demitido.

BRASÍLIA. Sob alvo de críticas e embates públicos com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, não admite oficialmente, mas já pôs o cargo à disposição do governo. A informação foi transmitida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, padrinho político do dirigente da Anac. Zuanazzi teria deixado claro que não criará problemas para a renovação do comando e da diretoria da Anac.

Ontem, apesar da disposição de ceder às pressões do ministro da Defesa, interlocutores de Zuanazzi informaram que ele estava irritado com o tratamento que vem recebendo. Ele ficou sabendo pela imprensa que Jobim já havia escolhido uma substituta para seu nome: a economista Solange Vieira.

"Aceito sair, mas sou eu quem vai determinar a hora"

A nova indicação para a Anac foi apresentada ontem mesmo ao presidente Lula, em audiência com o ministro da Defesa. A indicação de Solange será enviada ao Senado, tão logo se concluam as negociações sobre a mudança na direção da Anac. Ela será sabatinada na Comissão de Infra-Estrutura e seu nome será submetido ao plenário.

- Minha permanência aqui, diante da postura de confronto do ministro da Defesa, vai atrapalhar ainda mais a Anac. Aceito sair da presidência e da agência, mas sou eu quem vai determinar a hora - disse Zuanazzi ontem, num desabafo a parlamentares.

Segundo Mares Guia, desde o acidente do avião da TAM em Congonhas e dos primeiros anúncios de reestruturação da Anac, Zuanazzi já sinalizara que não criaria problemas ao governo, deixando claro que seu cargo estaria à disposição. Mas, sentindo-se desconfortável com a forma como está sendo negociada sua saída, Zuanazzi adotou o discurso oficial de que não vai deixar o cargo. Por intermédio da assessoria da Anac, disse que não está demissionário e que o ministro da Defesa não conversou com ele sobre as mudanças na agência.

- Já conversei com o Barat (diretor Joseph Barat) e ele disse que sai quando eu pedir. Disse a ele para ficar lá enquanto os novos indicados não são aprovados. O Zuanazzi também vai sair, o governo está arranjando um lugar para ele - disse Nelson Jobim, durante um jantar na noite de terça-feira.

"Zuanazzi não rouba, mas não é a pessoa adequada"

Barat e Zuanazzi vão permanecer nos postos até que o Senado vote as indicações do brigadeiro Allemander Jesus Pereira, que ainda não foi sabatinado, e da economista Solange Vieira. A decisão de Jobim, de renovar a diretoria da Anac, foi aprovada pela coordenação de governo, que conta com a participação da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, aliada de Zuanazzi. A avaliação é que, mesmo que não seja o principal responsável pela caos aéreo, ele acabou se transformando na "cara da crise", e nada poderá ser reconstruído, do ponto de vista simbólico, com sua permanência.

- O Zuanazzi é um bom cara, não rouba, mas não é a pessoa adequada para cuidar da aviação civil - disse um membro do governo.

A nova Anac terá como principais atribuições a regulação e a fiscalização da aviação civil, perdendo funções executivas como a outorga de concessões e a autoridade para assinar acordos, tratados e atos relacionados ao transporte aéreo internacional. A função de autoridade na aviação civil, para fins de concessão e assinatura de acordos internacionais, voltará à Defesa.