Título: Estudantes nas ruas contra 'morte da ética'
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/09/2007, O País, p. 8

Alunos protestam no Rio contra a absolvição de Renan Calheiros.

Uma manifestação ou, como preferiram os estudantes, um "cortejo pela morte da ética no Senado", levou ontem 500 pessoas às ruas da Gávea, de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do Rio, em protesto contra a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Com cartazes contra a decisão e até um caixão em miniatura com a foto de Renan, estudantes universitários e secundaristas gritavam palavras de ordem contra a absolvição e exigiam a reforma política.

A idéia do protesto foi de uma estudante de 22 anos. Monica Ayres de Almeida, do 3º período de Ciências Sociais da PUC, conta que ficou indignada com os senadores e decidiu mobilizar os colegas.

- Achei um absurdo ele não ter sido cassado. Ainda mais em uma sessão secreta. O movimento estudantil está muito parado, e precisamos reagir. Há uma insatisfação latente - disse Monica.

No palanque, estudantes criticavam o Senado. Em frente ao Hospital Municipal Miguel Couto, fizeram um minuto de silêncio contra a absolvição de Renan. A convocação para o protesto foi feita em escolas secundaristas da Zona Sul e pela internet. O músico Tico Santa Cruz afirmou que as pessoas começam a acordar.

- A absolvição foi o suicídio do Senado. Vamos incomodar até que as coisas fiquem claras. Democracia não se faz no escuro - afirmou o músico, que promete fazer mais barulho em uma manifestação que acontece hoje, na Praça Santos Dumont, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Estudante do 3º período de Comunicação Social da PUC, Pedro Guinsburg, de 19 anos, participou da caminhada e disse que a hora é de se indignar:

- O nosso grito é de "Fora, Renan", mas, na verdade, fala de um sentimento de vazio em relação aos políticos, que está em todos nós.

- A não cassação do Renan foi um ato canalha do Congresso Nacional, que deixou de joelhos todo o país - protestou Himalaia Tuppy Galvão, de 24 anos, estudante do 7º período de Direito.