Título: Oded fala em falecimento moral
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/09/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. O ex-assessor especial da Presidência Oded Grajew, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, cobrou ontem maior participação do presidente Lula no conselho e protestou contra a absolvição do senador Renan Calheiros.

Oded afirmou que sua intenção era pedir um minuto de silêncio pelo "falecimento ético e moral" do Senado. Alegou ter desistido porque o clima na reunião, com Lula, era de otimismo.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou ontem que a Igreja vai se engajar na campanha pelo fim das votações e sessões secretas no Senado. A decisão foi tomada semana passada, quando os bispos reagiram com indignação à absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em reunião sigilosa. Para dom Geraldo, a falta de transparência em decisões do Congresso contraria os princípios de ética e transparência no exercício de cargos públicos:

- O cidadão tem o direito de saber como seu representante exerce o mandato. O voto secreto é um desrespeito aos princípios democráticos.

Na terça-feira, o vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, participou na Câmara do lançamento da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto. Segundo dom Geraldo, a entidade está alarmada:

- Toda hora um novo escândalo vem à tona. Não podemos permitir a impunidade no desvio de dinheiro público.

No início do escândalo que envolve Renan, a CNBB divulgou a nota "Democracia e ética", cobrando a apuração do caso.