Título: PF investigará atentado a jornalista
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 21/09/2007, O País, p. 14

Repórter baleado durante reportagem sobre tráfico deve ter alta em 2 dias.

BRASÍLIA. A pedido do ministro da Justiça, Tarso Genro, a Polícia Federal abriu ontem inquérito para apurar a tentativa de assassinato do repórter do jornal "Estado de Minas" Amaury Ribeiro Júnior, de 44 anos, na Cidade Ocidental, a 45 quilômetros de Brasília, anteontem à noite. A intervenção foi solicitada pelos governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de Goiás, Alcides Rodrigues. O repórter foi atacado por um rapaz, que aparentava ter menos de 20 anos, e atingido por um tiro de revólver 38 no abdome.

O repórter estava fazendo uma reportagem sobre o narcotráfico no entorno de Brasília, uma das regiões mais violentas do país. Pelo menos seis das cidades próximas ao Plano Piloto estão entre os centros urbanos com os mais altos índices de homicídios do país, segundo o Ministério da Justiça.

- Não foi apenas um crime contra um cidadão. Foi um crime contra a liberdade de imprensa, contra o Estado. Uma aberração - afirmou Arruda.

O repórter foi transferido ontem à tarde do Hospital Regional do Gama para o Hospital Santa Luzia, na Asa Sul. Segundo os médicos, seu estado de saúde é bom, e ele poderá receber alta em dois dias. O diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, destacou o delegado Eduardo Gama, da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio, para conduzir o inquérito.

Amaury foi atacado num bar supostamente controlado pelo narcotráfico. Segundo um amigo do repórter, um rapaz entrou no bar e apontou um revólver para Amaury e o motorista que o acompanhava. Numa rápida reação, o jornalista se jogou contra o rapaz e os dois teriam caído no chão. O rapaz disparou três tiros; um deles atingiu a barriga e resvalou numa das coxas do repórter. O criminoso fugiu.