Título: Vim falar da corrupção de prefeitos
Autor: Gois, Chico
Fonte: O Globo, 22/09/2007, O País, p. 4

Lavrador que tentou invadir Planalto é recebido por chefe de gabinete de Lula.

Chico de Gois

BRASÍLIA. Não foi a necessidade financeira que moveu o lavrador Ângelo de Jesus a tentar invadir anteontem de manhã o Palácio do Planalto. Ele contou que queria salvar a Bahia, que, em suas palavras, está "afundando" por causa da corrupção de prefeitos. Ontem, depois de ser recebido pelo chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e posar para fotos no gabinete presidencial, Ângelo partiu para sua Pindobaçu natal. Uma vaquinha entre os funcionários do gabinete garantiu passagem de ônibus de volta e recursos para um lanche.

Ângelo disse acreditar que, depois de falar com o assessor de Lula, o presidente enviará fiscais para acabar com a corrupção. O lavrador teve alta ontem do Hospital das Forças Armadas, onde fora internado anteontem, após sua tentativa de chegar ao gabinete presidencial. A segurança teve de detê-lo, e a Polícia Militar, algemá-lo para levá-lo a um hospital.

Ontem, mais calmo, Ângelo era só alegria. Pediu desculpas por sua atitude, mas disse que não se arrependia, porque a única chance de chamar atenção para sua causa era tomar uma atitude desesperada. E conseguiu.

- Vim falar com ele da corrupção dos prefeitos. A Bahia está se afundando - declarou, afirmando que não passa dificuldades financeiras e que gosta de trabalhar na roça.

Ângelo não recebe o Bolsa Família, segundo afirmou.

- O povo mete a carga em cima do presidente, mas ele envia recursos. Ele não sabe disso. Eu vim avisá-lo. Não agi certo, mas dou minha vida pela Bahia, e era o único jeito de falar com o presidente.