Título: Um Cabral na passeata contra Renan
Autor: Vasconcelos, Adriana e Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 22/09/2007, O País, p. 10

Filho do governador protesta no Rio contra absolvição.

Na véspera da passeata que reuniu 500 estudantes, quinta-feira, em protesto na Zona Sul do Rio contra a absolvição do senador Renan Calheiros, o jovem Marco Antônio, aluno do Colégio Santo Inácio, perguntou ao pai se poderia ir.

- Faz o que você quiser - foi a resposta.

E assim o protesto contra o "Senado covarde", como mostrava a faixa abre-alas, ganhava um integrante da família Cabral. Segundo dos cinco filhos do governador do Rio de Janeiro, Marco Antônio, de 16 anos, adorou a manifestação e promete participar de outras.

- Sou a favor da cassação do Renan. É um desrespeito ele continuar - disse.

Presidente do Grêmio Estudantil do Santo Inácio desde julho deste ano, Marco Antônio disse que participou da passeata a convite dos amigos do Diretório Acadêmico da PUC-Rio. Ele gostou tanto que pretende manter a parceria em novas ações. Para o estudante, a permanência de Renan no comando do Senado é insustentável.

O jovem fala do assunto com desenvoltura, mesmo quando é perguntado sobre a culpa de Renan: - A opinião pública toda é contra. Não tenho dúvida de que alguma coisa ele fez.

Ao expressar sua posição, Marco Antônio demostra ser um jovem de idéias próprias. Sobre o mesmo assunto, seu pai assumiu uma postura mais cautelosa. Disse que a decisão do Senado de absolver Renan era soberana e precisava ser respeitada.

- Ele prefere se manter neutro. Contou que se dá bem com Renan, que sempre foi gentil com o meu pai.

Na passeata, ao perceber tantas manifestações de revolta contra o Senado, Marco Antônio disse que sentiu alívio:

- Ainda bem que o meu pai é governador e não mais senador.

Como presidente do grêmio, Marco Antônio já cumpre uma intensa agenda política. Organiza torneios esportivos, shows de bandas, um jornal mensal e palestras regulares para os alunos do colégio. Recentemente, conseguiu com a cantina o compromisso de reduzir o preço dos alimentos.