Título: Em Fortaleza, ato é batizado de Fala sério!
Autor: Vasconcelos, Adriana e Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 22/09/2007, O País, p. 10

FORTALEZA. Usando camisetas pretas com a inscrição "Fora Renan", cerca de 50 pessoas reuniram-se ontem à noite para protestar contra a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da acusação de quebra de decoro parlamentar. O movimento, batizado de "Fala sério!", foi puxado por representantes da juventude do PSDB e do Democratas em Fortaleza, que aproveitaram para externar o descontentamento com temas nacionais e locais, como a prorrogação da CPMF e a gestão da prefeita Luizianne Lins, do PT.

Apesar do número reduzido, 50 pessoas, os participantes fizeram muito barulho com um apitaço. Distribuíram panfletos pedindo a renúncia de Renan, o fim da corrupção, do desvio de dinheiro público, do voto secreto e do caixa dois. Alguns usavam nariz de palhaço. A concentração foi na Praça Portugal, coração da Aldeota, um dos bairros mais nobres da cidade. Ao lado de bandeiras do Brasil, uma faixa preta ironizava o fato de o presidente Lula ter dito, repetidas vezes, que desconhece denúncias envolvendo o governo.

- O povo está com o grito preso na garganta. É com ações como essa que pode-se fazer uma catarse e iniciar um movimento de mudança - disse Leonardo Bayma, diretor executivo da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaj).