Título: Uso de rede nacional é o 12º no ano
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 22/09/2007, Economia, p. 38

BRASÍLIA. O pronunciamento de Guido Mantega foi o 12º em cadeia nacional de rádio e televisão no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O próprio Lula fez dois pronunciamentos - em 20 de julho, para tratar do acidente daTAM, e em 6 de setembro, em comemoração ao Dia da Pátria. Nas outras dez vezes, as cadeias foram convocadas por ministros.

Amparados por lei e pela gratuidade do uso de rádio e TV, os governos recorrem com frequência a esse instrumento. No primeiro mandato, Lula fez 11 pronunciamentos à Nação, e os ministros, 41. Nos últimos meses, além de Mantega, os ministros José Gomes Temporão (Saúde), Luiz Marinho (Previdência), Fernando Haddad (Educação) e Geddel Vieira Lima (Integração) falaram em rede nacional.

Em oito anos, Fernando Henrique usou a rede nacional 28 vezes - 13 no primeiro mandato (contra 11 de Lula) e 15 no segundo. No primeiro governo de FH, seus ministros fizeram 34 pronunciamentos - os de Lula fizeram 41. No segundo mandato de FH, os ministros se pronunciaram 73 vezes.