Título: O governo não vai conseguir nunca o desmatamento zero
Autor: Taves, Rodrigo
Fonte: O Globo, 23/09/2007, O País, p. 12

AGAMENON DA SILVA MENEZES

"O governo não vai conseguir nunca o desmatamento zero"

Líder de 3.500 produtores de uma das regiões da Amazônia onde há maiores taxas de desmatamento, Agamenon da Silva Menezes, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Novo Progresso, no Pará, desafia o governo, avisa que desmatamento zero é utopia e afirma que os fazendeiros só vão parar quando passarem a receber em troca benefícios do governo federal.

Os fazendeiros de Novo Progresso continuam usando as motosserras?

AGAMENON DA SILVA MENEZES: O governo não tem políticas para parar o desmatamento, por isso vai se continuar desmatando, isso não terá fim.

Que políticas seriam necessárias, num momento em que o governo estuda até proibir as queimadas e determinar o desmatamento zero durante cinco anos?

AGAMENON: O governo não vai conseguir nunca o desmatamento zero. Será que ele tem cadeia para botar 30 mil homens dentro? Enquanto não tiver políticas públicas para atender os moradores da Amazônia, não haverá desmatamento zero.

O que vocês querem é regularizar a posse de áreas públicas?

AGAMENON: Eu já propus uma política de regularização em troca de parar com o desmatamento. Eles têm de regularizar a situação atual, que já vem de mais de 20 anos, e criar condições para evitar o desmatamento. É preciso estimular o produtor a implantar outras culturas agrícolas ambientalmente corretas. Mas isso o governo não quer fazer. O governo só vem para cá multar.

Qual a solução para o problema?

AGAMENON: A solução é fazer do desmatador um preservador. O Ibama não autoriza os planos de manejo de forma nenhuma. Pode perguntar lá a eles. Não queremos a intervenção de quem não vem aqui com o espírito de contribuir. Nenhum banco financia a produção de quem não tem o título de propriedade, e depois o governo quer evitar o desmatamento... Se não estão me viabilizando, eu vou desmatar e vender a madeira para fazer um dinheiro maior. É assim que o fazendeiro pensa.

Parece que a devastação está longe do fim.

AGAMENON:Querem resolver, venham conversar comigo. Não querem, vai continuar o desmatamento. Este ano, derrubaram muito mais, muito mais. Eu vou fazer o quê, se não tem política pública...(Rodrigo Taves)