Título: Presidente terá encontro com Bush
Autor:
Fonte: O Globo, 24/09/2007, O País, p. 4

Temas das conversas vão de Haiti a aquecimento global.

NOVA YORK. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem hoje extensa programação de encontros em Nova York, culminando na conversa, no fim da tarde, com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Eles tratarão da posição norte-americana ainda resistente à reforma do Conselho de Segurança da ONU - na qual o Brasil reivindica um assento permanente - e vão fazer balanço da missão de paz no Haiti, liderada por tropas brasileiras.

A pauta, acertada pelas assessorias dos presidentes, vai incluir também temas relacionados ao comércio mundial e à Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio, além do plano da mudança da matriz energética americana na direção dos biocombustíveis. Estarão presentes a secretária de Estado, Condolleeza Rice; a secretária de Comércio, Susan Schwab; Dan Fisk, membro do Conselho de Segurança dos EUA para a América Latina; o conselheiro Ed Gillespie; e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

O presidente Lula tem ainda hoje encontros com o presidente da Polônia, Lech Kaczynski; o primeiro ministro da Coréia do Sul, Han Duck Soo; o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta; o presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus; e a chanceler alemã, Angela Merkel. À noite, participa de jantar oferecido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, a 20 chefes de Estado e de governo para tratar de aquecimento global e mudanças climáticas. O Brasil defende maior rigor com os países desenvolvidos sobre os compromissos para reduzir as emissões de gases.

Na terça-feira, Lula terá encontros com o presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono; da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas; e o presidente francês, Nicholas Sarkozy.