Título: Mares Guia: denúncia pode sair esta semana
Autor: Jungblut, Cristiane e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 24/09/2007, O País, p. 5

Lula viaja preocupado com ministro, que tenta se defender das acusações de envolvimento no "mensalão mineiro".

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ontem para Nova York preocupado com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, acusado de ter envolvimento no chamado "mensalão mineiro". Lula conversou ontem com Mares Guia por telefone e, segundo assessores diretos, disse a ele que continuasse trabalhando e cuidasse da conclusão da aprovação da CPMF na Câmara. Mares Guia tem dito que não será empecilho para o governo, numa sinalização de que poderá sair, caso continue sendo "execrado politicamente".

O ministro corre contra o tempo, porque a equipe de procuradores do caso trabalha no texto final da denúncia, que poderá ser oferecida à Justiça esta semana. Há a suspeita de envolvimento de Mares Guia num esquema que, segundo a Polícia Federal, se valeu de recursos públicos para financiar campanhas políticas do tucano Eduardo Azeredo e aliados em 1998. Com a participação do publicitário Marcos Valério, foram movimentados até R$100 milhões em caixa dois, sustenta a PF.

Polícia Federal já pediu quebra de sigilo de empresa

O relatório da PF enviado ao Ministério Público afirma que, em 2002, a Samos Participações Ltda., empresa de Mares Guia, teve movimentação 20 vezes maior do que o que foi declarado ao fisco. No mesmo ano, a empresa tomou empréstimo de R$511 mil no Banco Rural para saldar dívidas da campanha de Azeredo ao governo de Minas, em 1998. A Polícia Federal pediu a quebra de sigilo bancário da Samos para apurar a origem dos recursos utilizados na liquidação do empréstimo do Banco Rural. E o bloqueio de bens de vários dos investigados.

Apesar de alguns responsáveis pela investigação assegurarem que o ministro será denunciado, o Planalto continua otimista. Além disso, não trabalha com a hipótese de saída do ministro. O próximo passo de Mares Guia será entregar esta semana ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, laudo encomendado por ele à multinacional PriceWaterhouseCoopers. O ministro tentará provar que não teve envolvimento com o valerioduto e que tinha lastro para explicar a movimentação financeira da Samos. Sua assessoria informou que a movimentação financeira ocorreu por conta da venda de outra empresa de Mares Guia, a Biobras, cujos recursos foram direcionados à Samos.

- O presidente disse que deposita total confiança em Mares Guia. Disse a ele que continue trabalhando - afirmou um assessor direto de Lula com quem o presidente conversou antes de embarcar para os EUA.

Mares Guia tem dito ao presidente que, "se tivesse um milímetro de culpa, já teria saído do governo". Dois nomes são cogitados para seu lugar: o ex-governador do Acre, Jorge Viana, e o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana. O ministro afirma que, se o procurador o denunciar, aguardará a decisão do STF. Se a denúncia for aceita, diz que se defenderá.