Título: Cesar Borges deixa DEM rumo à base do governo
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 25/09/2007, O País, p. 4

Senador já fala em votar a favor da CPMF.

BRASÍLIA. Pouco mais de dois meses após a morte de seu padrinho político, Antonio Carlos Magalhães, e às vésperas de seu partido assumir no Senado a campanha contra a aprovação da CPMF, o senador baiano César Borges (DEM) está de malas prontas para um partido da base governista. Ele confirmou que, em no máximo uma semana, deverá assinar a ficha de filiação do PR, com a promessa de presidir o partido na Bahia, com a renúncia ao cargo do deputado José Carlos Araújo. Com um novo partido à vista, ele admite rever seu voto contra a prorrogação da CPMF e seu apoio à obstrução das votações do Senado.

- Estou entrando num partido da base do governo e vou ter que me adequar, migrar para uma posição diferente - disse Borges.

Apesar de reconhecer que terá de mudar suas posições em relação à oposição que fez ao governo nos últimos cinco anos, o senador afirma que sua mudança não passou por qualquer negociação sobre a aprovação da CPMF. Borges disse que continuará defendendo a redução da carga tributária e pretende lutar para que a prorrogação da CPMF venha acompanhada de uma redução gradativa da alíquota.

- Vou continuar lutando pela desoneração tributária, seja no debate da CPMF ou de outros impostos. O DEM fechou questão contra e o PSDB tem uma posição mais flexível de negociação. A minha postura também será flexível. Está na hora de fazer a redução gradual da CPMF - disse Borges.

O presidente do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que tudo foi feito para que Borges ficasse no partido.