Título: Petrobras: ativos da Esso estão à venda no Brasil
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 25/09/2007, Economia, p. 25

Empresa americana nega. Dutra toma posse na BR, e Maria das Graças Foster assume diretoria de Gás da estatal.

RIO e BUENOS AIRES. A Exxon Mobil, gigante petrolífera americana, pretende sair da América Latina, inclusive do Brasil, onde está há 95 anos com a distribuidora de combustíveis Esso. A informação foi dada ontem pelo diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Segundo ele, a companhia americana estaria decidida a sair, não só da Argentina, o que já era sabido no mercado, mas de outros países, como Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. A Esso no Brasil negou a informação. Cerveró garantiu ainda que a Petrobras não teria feito proposta para adquirir os ativos da empresa na região, em especial os da Argentina.

- Não fizemos proposta. A Exxon contratou um banco para fazer a operação, porque não é só a Argentina, a Exxon colocou Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai - afirmou Cerveró, que participou ontem da posse do novo presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Eduardo Dutra, ex-senador (PT) e ex-presidente da Petrobras.

O Diretor de Suprimentos e Distribuição da Esso no Brasil, Leonardo Gadotti, presente à solenidade, disse não ter conhecimento da venda de ativos da Exxon na América Latina:

- Não tenho nenhuma informação a respeito.

Ontem venceu o prazo para que empresas interessadas em comprar os ativos da Esso na Argentina apresentassem ofertas. Segundos informações extra-oficiais publicadas pela imprensa local, os candidatos incluiriam as estatais Petrobras, Petróleos da Venezuela (PDVSA) e Enarsa, da Argentina, além de grupos privados argentinos, como o Dolphin, comandado pelo empresário Marcelo Mindlin, próximo ao governo Kirchner, e o empresário Eduardo Eurnekian, que controla a Aeroportos Argentina 2000.

A possibilidade de que a Petrobras assuma o controle da Esso, que tem uma refinaria e 90 postos de gasolina no país, não é bem vista pelo governo Kirchner. A decisão final sobre a venda dos ativos, estimados em US$200 milhões, dependerá do governo.

Posse de Dutra na BR reuniu cerca de 500 pessoas

Em meio a uma ferrenha disputa política por cargos na Petrobras, José Eduardo Dutra e Maria das Graças Foster, indicações do PT, tomaram posse ontem nos cargos de presidente da BR e de diretora de Gás e Energia da Petrobras, respectivamente. Graças Foster assumiu a diretoria ontem à tarde, substituindo Ildo Sauer, em solenidade fechada.

Dutra tomou posse em um evento com cerca de 500 pessoas, entre empresários do setor, executivos da Petrobras, políticos e a cantora Beth Carvalho. Evitando comentar questões políticas, ele se limitou a dizer que o mais importante é julgar a competência técnica das pessoas nomeadas:

- Quando fui indicado para a Petrobras, diziam que eu era um sindicalista e um político que levaria a Petrobras à bancarrota. O resultado foi justamente o contrário.

COLABOROU Janaina Figueiredo, correspondente