Título: Troca-troca com pompa e paparicos
Autor: Jungblut, Cristiane e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 26/09/2007, O País, p. 8

Clodovil, ex-PTC, é recebido no PR com festa e discurso floreado de Inocêncio.

BRASÍLIA. Não foi uma simples solenidade de filiação nestes dias de troca-troca partidário intenso. Com o retrato do ex-presidente Álvaro Valle ao fundo, o deputado, costureiro e apresentador Clodovil Hernandes (ex-PTC) desembarcou com seu quase meio milhão de votos ontem no PR com muita festa. Recebido pelo líder Luciano Castro (PR-RR) e por representantes do partido em vários estados, foi saudado com discurso floreado do primeiro-secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), chamado no passado de remanescente dos cangaceiros de Serra Talhada.

Num ambiente de harmonia e convivência das diversidades, a primeira conseqüência é que o governo deve ganhar mais um voto pró-CPMF - na votação do texto-base, Clodovil se absteve. O PR continua inchando. Com Clodovil, chega a 42 deputados, e deve receber outros nos próximos dias. Um dos novos reforços deve ser o senador César Borges (DEM-BA), afilhado político de Antonio Carlos Magalhães, que deverá migrar para a base aliada.

Inocêncio reconhece que era conservador, mas diz que hoje é um liberal de centro. Disse que o PR não é um partido que condene gênero sexual e que ele e Clodovil terão uma convivência harmônica.

- Sou um social-liberal, e gênero sexual não se combate. Hoje estamos no mundo da liberdade - disse Inocêncio.

- Eu sou muito mais macho que o Inocêncio. Mexe comigo para ver! - brincou Clodovil.

A festa teve coquetel e muitos paparicos. Além de parlamentares do partido em vários estados, estavam lá a socialite Consuelo Badra e uma amiga do líder Luciano Castro, Janice Coelho (diretora da Rede Tropical de Comunicações, de propriedade do deputado), que arrancou olhares compridos dos presentes. Clodovil não escondeu uma expressão de espanto com a opulência da moça, que usava um decote espetacular.

- Inocêncio, essa é a grande paixão da minha vida. É a mulher que agora manda em mim - apresentou Luciano.

- Mas é a quinta ou a sexta grande paixão? - ironizou Inocêncio.

De maquiagem leve, pó, blush e lápis puxado no olho, Clodovil, de 69 anos, estava impecável e de muito bom humor. Quando um repórter perguntou se no PR ele controlaria mais a verve, ou se continuaria sendo o "velho" Clodovil de sempre, ele desafiou o interlocutor:

- Velho, eu? Vamos tirar a roupa para ver quem de nós dois está mais jovem? Vocês falam de velhos como se fossem trapos...

Clodovil, que participou de uma missa-espetáculo de manhã, com apresentação de uma cantora lírica em homenagem à mãe, disse que estava cansado com as solenidades do dia, e que ainda enfrenta algumas seqüelas do AVC (acidente vascular cerebral) que sofreu, em junho.

- Cansado? Como diria o bispo, estou morta!