Título: PT desiste de arquivamento de denúncia contra Renan
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 26/09/2007, O País, p. 9

Processo ficará suspenso até fim de investigação na Câmara.

BRASÍLIA. Diante da repercussão negativa de que teria sido o responsável pela absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o PT deu ontem os primeiros sinais de que não pretende continuar a pagar essa conta. Ontem, o senador João Pedro (PT-AM) antecipou o parecer que deverá apresentar hoje ao Conselho de Ética. Ao contrário do que Renan e seus aliados queriam, ele não pedirá o arquivamento da denúncia de que o presidente do Senado teria tentado beneficiar a cervejaria Schincariol em negociações com a Receita Federal e o INSS, depois que esta comprou uma empresa de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL).

O processo ficará sobrestado até o fim da apuração das denúncias contra o irmão de Renan, Olavo Calheiros (PMDB-AL), sobre o mesmo caso, na Câmara.

- Vou propor que o processo seja sobrestado até que a Câmara conclua a investigação. Mas diante de qualquer indício do envolvimento do senador Renan, o Conselho de Ética pode dar prosseguimento ao processo - antecipou João Pedro.

Embora tivesse sinalizado antes com a possibilidade de arquivamento, o senador justificou sua mudança de posição:

- O mais prudente é aguardarmos o trabalho da Câmara. Arquivar sem um elemento concreto seria muito difícil de passar no Conselho de Ética.