Título: Indicada para a presidência, Solange já atua
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 26/09/2007, O País, p. 12

Mesmo com Zuanazzi no cargo, assessora de Jobim monta equipe.

BRASÍLIA. O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, é o único da antiga diretoria que continua no cargo. Pelo menos oficialmente. Sua virtual sucessora, Solange Vieira, indicada informalmente pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para comandar o órgão, já toma medidas como se ocupasse a nova função. Em nota, a Defesa informou que Solange iniciou a montagem de uma equipe com profissionais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para assessorar a agência e outros órgãos responsáveis pelo setor aéreo.

Zuanazzi, no entanto, já confidenciou a colaboradores próximos que vai mesmo deixar a Anac, mas deseja que seja formalizado um período de transição para repassar o comando à nova diretoria. Ele tem se queixado a amigos que se sente abandonado pelo governo e nega que seu nome esteja sendo cogitado para a Embratur. Por enquanto, não colocou o cargo à disposição nem foi chamado pelo Planalto para uma conversa.

Barat fez 51 viagens pagas por empresas aéreas

Durante o período em que esteve na Anac, o diretor Josef Barat fez 51 viagens pagas pelas empresas de aviação. Os diretores da agência têm direito a passe-livre. No seu relatório apresentado ontem na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS), condenou esse procedimento e recomendou o fim da benesse.

Antes do diretor de Relações Internacionais, três outros diretores já haviam deixado a Anac após a posse do ministro Nelson Jobim. Entre eles, a ex-diretora de Serviços Aéreos e Relações com Usuários, Denise Abreu. Ela é acusada de encaminhar documento sem validade à Justiça Federal em São Paulo.

O documento levou à liberação da pista do Aeroporto de Congonhas para certos tipos de avião, que até então estavam proibidos. Além de Denise Abreu, pediram demissão o diretor de Segurança Operacional, Investigação e Prevenção de Acidentes, Jorge Velozo, e o de Infra-Estrutura Aeroportuária, Leur Lomanto.