Título: Empresários apóiam Venezuela no Mercosul
Autor: Beck, Martha e Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 26/09/2007, Economia, p. 27

75% dos brasileiros que negociam com país vizinho são favoráveis.

BRASÍLIA. Em meio ao debate político em torno da adesão da Venezuela ao Mercosul, as relações comerciais entre os dois países estão cada vez melhor. É o que mostra uma pesquisa da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela feita no período de 13 de julho a 13 de setembro. Foram ouvidas 655 firmas brasileiras, que realizaram intercâmbio comercial com o país em 2006. Segundo a pesquisa, 75,68% das empresas têm perspectivas positivas quanto ao ingresso da Venezuela no bloco.

Pelo levantamento, 55,74% das empresas exportadoras prevêem crescimento de seus embarques para a Venezuela este ano. Entre as importadoras, 45,95% afirmaram que vão aumentar as compras.

As firmas, no entanto, se queixam de entraves no comércio. Os principais são burocracia (52,75%); atraso no pagamento (20%), que chega a levar 40 dias para ser efetivado; transportes (4,93%) e financiamento (2,9%). Entre as empresas ouvidas estão Petrobras, Hering, Arezzo e Perdigão.

Para o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela, José Francisco Marcondes, é preciso assumir um posicionamento mais pragmático diante da Venezuela:

- É preciso despolitizar esse tema - diz.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara aprecia hoje o pedido de ingresso do país andino no Mercosul. O parecer do relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), é pela aprovação do pedido.