Título: Boff diz que governo é contraditório
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 27/09/2007, O País, p. 5

Teólogo volta a criticar projeto de transposição do São Francisco.

SALVADOR. O teólogo Leonardo Boff qualificou ontem, na capital baiana, o governo do presidente Lula de "contraditório" quando busca realizar avanços sociais e, ao mesmo tempo, atender a interesses de grandes grupos empresariais. Ele fez essa declaração, sem identificar os grupos, ao participar da instalação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, voltando a criticar o projeto de transposição do Rio São Francisco.

- Falta, por exemplo, uma política corajosa para a reforma agrária e vontade política para enfrentar os grandes grupos que dominam o capital neste país - disse.

Na visão de Boff, os recursos previstos para serem gastos na obra de transposição devem ser analisados à luz do que pensam as populações ribeirinhas e a comunidade científica.

- Isto está sendo ignorado pelo governo, que não escutou a população ribeirinha e não fez o debate como deveria - disse.

Para o religioso, que foi silenciado pelo Vaticano por pregar a Teologia da Libertação, o Palácio do Planalto quer criar uma marca do governo Lula com a obra.

- O governo atende a interesses diversos e acaba se contradizendo.