Título: Brasil cai duas posições no ranking de corrupção
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 27/09/2007, O País, p. 10

Nota sobe de 3,3 para 3,5, mas país passa de 70º para 72º lugar, atrás de Senegal, Gana e Colômbia.

SÃO PAULO. O Brasil piorou sua posição no ranking de corrupção feito pela ONG Transparência Internacional, passando da 70ª para a 72ª posição do ranking, atrás de nações mais pobres como Cabo Verde (49º), Namíbia (57º), Colômbia (68º), Gana (69º) e Senegal (71º). Entre os países da América Latina o Brasil é o 13º). Apesar disso, o país oscilou de 3,3 para 3,5, uma ligeira melhora, mas dentro da margem de erro de 0,2 ponto.

- A nota do Brasil é um alerta para as autoridades. Estamos longe do topo (a Nova Zelândia, primeira colocada, teve nota 9,4) e perto do fundo do poço (Mianmar, último colocado, teve 1,4). É possível dizer, sim, que o Brasil é um país muito corrupto - disse o cientista político Bruno Speck, assessor sênior da Transparência Internacional para a América Latina.

A pesquisa abrange o período de janeiro de 2006 a julho deste ano e, portanto, não avaliou o impacto de fatos ocorridos no segundo semestre, como a abertura de processo contra os 40 acusados pelo mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e a rejeição pelo Senado do pedido de cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros.

Segundo Speck, a queda do Brasil no ranking, apesar da pequena melhora da nota, pode ser explicada pelo aumento do número de países pesquisados. Em 2006 foram 163 e em 2007, 180.

- O mais importante é a nota. E o Brasil está patinando há vários anos - disse.