Título: Adição de biodiesel a combustível pode aumentar
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 27/09/2007, Economia, p. 26

Querosene de aviação sobe 4,5%.

BRASÍLIA. O governo indicou ontem aos produtores de biodiesel que deve elevar o percentual obrigatório de mistura do óleo verde ao diesel comum, que começa em 2% no próximo ano. Após uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do conselho de administração da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, disse que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) acenou com a possibilidade de um adicional facultativo de 3%, dividido em três etapas de 1%. Isso só seria possível a partir da primeira avaliação do programa, no primeiro trimestre de 2008.

Mais tarde, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, confirmou que essa é uma das possibilidades em estudo para incrementar a demanda firme pelo biocombustível, pois a oferta de biodiesel hoje, segundo empresários, é superior à demanda. A adição de 5% está prevista para 2013, mas desde que a produção de biodiesel começou a crescer no país, o governo não descarta a possibilidade de antecipar a obrigatoriedade para 2010.

Os preços em alta do petróleo no mercado internacional farão a Petrobras reajustar em 4,5% o querosene de aviação em 1º de outubro. Segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, até setembro, o combustível acumulava alta de apenas 0,1% no ano.