Título: Liberação de empréstimo
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 15/04/2009, Política, p. 07

Além de preservar os repasses do Fundo Constitucional, a audiência de José Roberto Arruda com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teve mais duas intenções. O governador pediu ao chefe da equipe econômica do governo federal que libere dois pedidos de empréstimos a instituições internacionais, que estão estacionados na pasta.

Um dos pedidos de crédito em questão é com o Banco Mundial para a obtenção de US$ 130 milhões. Esse convênio está direcionado ao investimento em programas de gestão e já foi aprovado pelo banco e na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento. A outra parceria ¿ firmada com a Comissão Andina de Fomento ¿ também está no mesmo patamar, tendo sido aprovada pela Cofiex e pela instituição. O valor desse convênio é de US$ 100 milhões.

Nos dois casos, falta o parecer do Senado Federal, exigido nos casos de empréstimos firmados entre instituições internacionais com governos estaduais. Segundo integrantes do GDF que estiveram presentes à reunião desta terça-feira no Ministério da Fazenda, Mantega prometeu remeter os dois projetos de interesse do GDF para o Congresso Nacional em no máximo uma semana. (LT)