Título: Só 11% da população confiam nos políticos
Autor: Lima, Maria e Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 28/09/2007, O País, p. 4

Polícia Federal e militares estão em alta.

BRASÍLIA. A classe política merece a confiança de apenas 11% dos brasileiros. Os partidos políticos têm credibilidade um pouco maior: 16%. Os números foram apresentados ontem pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integram o resultado de uma pesquisa nacional encomendada pela entidade. A mesma consulta mostrou que a Polícia Federal e as Forças Armadas estão em alta: aparecem como as instituições mais confiáveis do país, com a aprovação de 75,5% e 74,7% dos entrevistados, respectivamente.

No mundo político, a instituição mais criticada é a Câmara, que tem a confiança de apenas 12,5% dos brasileiros. No Senado, o percentual é de 14,6% e, nas câmaras de vereadores, 18,9%. A pesquisa revela uma melhor avaliação do Executivo em relação ao Legislativo: o governo federal detém 39,3% de credibilidade e as prefeituras e governos estaduais, 40,8%.

Apesar do desprestígio dos políticos, para 85% dos entrevistados, a corrupção pode ser combatida. E 94,3% defendem que políticos processados na Justiça sejam impedidos de disputar eleições. A imprensa foi bem avaliada: dos entrevistados, 59,1% a consideram confiável.

Dos três poderes, o Judiciário tem a melhor imagem, com 41,8% de aprovação. Os juízes têm 45,5% de confiabilidade. Dos entrevistados, 52,7% elogiaram o Supremo Tribunal Federal, e 71,8% aprovaram o desempenho dos juizados de pequenas causas. Demonstraram desconhecer a diferença entre Ministério Público e Judiciário 43,6%: não sabem que o primeiro tem a função de investigar, denunciar irregularidades e propor ações judiciais, enquanto os tribunais julgam os casos.