Título: Gabinete do ministro já amanhece desocupado
Autor: Lima, Maria e Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 28/09/2007, O País, p. 4

Mangabeira vai a reunião no Planalto e depois some; Jobim e Ciro protestam contra o Senado.

BRASÍLIA. O 15º andar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi montado o gabinete do ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, Mangabeira Unger, amanheceu vazio ontem. Todos os pertences de Mangabeira foram retirados logo cedo, pela garagem, e o gabinete está trancado. Um dos últimos despachos do professor e filósofo foi uma cerimônia, ontem, no Comando da Marinha.

Além da pasta, ele perde o posto de coordenador do comitê criado há duas semanas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para elaborar em um ano a Estratégia Nacional de Defesa. O comitê é presidido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e integrado pelos comandantes das três Forças. A reunião foi no Comando da Marinha, horas antes de Mangabeira perder o cargo. Foi discutido, entre outras coisas, o plano nuclear da Marinha.

- O Mangabeira, antes mesmo da criação do comitê, já tinha percorrido todas as instituições de pesquisa e chegou para a reunião com gráficos, tabelas e a metodologia para a discussão do Plano de Nacional de Defesa - comentou Jobim, após a reunião no comando da Marinha.

Ontem, Jobim, por sua assessoria, criticou a decisão do Senado de extinguir a secretaria de Mangabeira Unger:

- Essa decisão é absurda.

Ontem, Mangabeira participou de reuniões realizadas logo cedo no Planalto entre técnicos da Casa Civil e do Ministério do Planejamento para discutir as alternativas de recriação da pasta. Depois, desapareceu. Ele é presidente de honra do PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino e Deus e que tem entre seus filiados o vice-presidente da República, José Alencar, e o senador Marcelo Crivella (RJ).

"Desde quando o Congresso acaba com um ministério?"

Um dos mais próximos interlocutores do ex-ministro, o deputado Ciro Gomes(PSB-CE) viajou para o Rio Grande do Norte e não conversou com ele sobre a decisão do Senado. Ciro está indignado e diz que o presidente Lula tem de dar um desfecho ao caso, com a recriação do órgão, o mais rapidamente possível.

- O presidente Lula deu indícios de que vai recriar a pasta. Não pode demorar. É uma questão de honra a preservação da autoridade do presidente. Desde quando o Congresso pode acabar com um ministério assim? - disse Ciro.