Título: Lula diz que queria contar com PSDB
Autor: Jungblut, Cristiane e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 28/09/2007, O País, p. 10

Na Record, presidente critica FH e afirma que esperava ajuda na reforma política.

SÃO PAULO. O presidente Lula defendeu ontem a aprovação da CPMF e da reforma política e disse que gostaria de contar com o PSDB para isso. Para o presidente - que participou do lançamento e deu entrevista ao jornal de estréia do canal Record News -, qualquer "ser humano" sabe que o país "não pode prescindir" dos R$40 bilhões da CPMF. Lula foi só elogios ao PSDB e seus líderes, apesar de ter criticado o ex-presidente Fernando Henrique.

Ao ser informado que Fernando Henrique havia se queixado que Lula sequer o convidou para "tomar um café" embora Lula já tenha usado sua "casa de praia", o presidente disse:

- Não confundo minha relação de amizade com relação política. No caso do ex-presidente Fernando Henrique, somos amigos desde 1978. Fui eu que o procurei para apoiá-lo quando foi candidato a senador em 78. Isso perdurou até ele deixar a Presidência e não se comportar adequadamente como um ex-presidente se comporta - criticou Lula, afirmando que ex-presidentes não devem opinar sobre a gestão de seus sucessores.

Sobre a CPMF e a reforma política, Lula afirmou:

- Eu gostaria que o PSDB estivesse comigo na questão da reforma política. É urgente uma reforma política neste país. É preciso que os partidos tenham cara, que sejam fortalecidos. Que as regras eleitorais sejam bastante visíveis. Por que não fazem? Por que essa tentativa de chantagem com a CPMF?

Dizendo-se amigo dos governadores tucanos José Serra, Aécio Neves e Cassio Cunha Lima, e mesmo do ex-presidente, Lula disse que o governo pode conversar com o PSDB:

- Eu não descarto nada. Gosto de conversar, sou um democrata. Sou amigo do Serra, do Aécio, do Cássio Cunha Lima, sou amigo do Fernando Henrique Cardoso. Ora, mas estamos como dois jogadores de futebol. Somos amigos, somos até irmãos. Mas estamos em times diferentes, e vem botinada por aí. E tem de ter paciência na hora de uma falta mais grave.

O presidente ainda alfinetou Fernando Henrique:

- Se tem um homem que deveria estar feliz é ele. Eu consegui fazer o Brasil que ele aspirou, mas não conseguiu.

Presidente defende liberdade de imprensa

Lula se esquivou de opinar sobre os presidentes do Estados Unidos, George W. Bush, e da Venezuela, Hugo Chávez. Para ele, a relação do Brasil com os dois países é "muito boa".

Durante a solenidade de inauguração da Record News, em São Paulo, Lula defendeu a liberdade de imprensa.

- Graças ao enorme sacrifício de todos os que lutaram pela democracia no Brasil, hoje a imprensa está com plena liberdade para exercer sua missão. A Constituição e as leis garantem a livre atuação dos meios de comunicação. E estas garantias constitucionais se formam num livre compromisso do governo de não permitir, a qualquer tempo, o cerceamento ao exercício da liberdade de imprensa neste país - disse o presidente, que lançou a emissora ao lado do "bispo" Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record.

Ao fim do seu discurso, Lula declamou o refrão do hino da Proclamação da República.

- Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós.

Lula participou do evento acompanhado por três ministros: Franklin Martins (Comunicação Institucional), Marta Suplicy (Turismo) e Orlando Silva (Esportes). O governador José Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, também compareceram. A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, não foi por causa da grande quantidade de processos contra Edir Macedo no Judiciário.