Título: Lula defende Mares Guia
Autor: Jungblut, Cristiane e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 28/09/2007, O País, p. 10

"Ele merece minha confiança total".

BRASÍLIA. Pela primeira vez desde que foi divulgado o relatório da Polícia Federal, o presidente Lula defendeu pessoal e publicamente o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Ele disse ontem que Mares Guia tem a sua confiança e evitou falar sobre a possibilidade de o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciar o ministro por envolvimento no esquema de caixa dois na campanha do tucano Eduardo Azeredo, em 1998:

- O Walfrido tem me dito reiteradas vezes que, se tivesse um milímetro de dúvidas das coisas que ele fez, já teria entregado o cargo. Por isso, merece minha confiança total, e nós vamos fazer o que tiver de ser feito.

O presidente disse que, a princípio, não considera ninguém culpado nem inocente. Voltou a defender a tese de que todos são inocentes até que se prove o contrário.

- Neste país ninguém está salvo de investigações. Na medida em que haja dúvidas, vamos investigar. Tem problemas, tem denúncia, investiga - disse Lula, após almoço com o presidente do Casaquistão, Nursultan Nazarbayev, no Itamaraty.

Lula afirmou que não falaria sobre a hipótese de Mares Guia ser denunciado.

- Não posso fazer política se acontecer isso, se acontecer aquilo. Tenho de fazer política em cima de coisa concreta.