Título: Governo incentiva plantio de cana na Amazônia
Autor: Oliveira, Eliane e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/09/2007, Economia, p. 33

Condição é que terras voltadas à produção de açúcar e álcool sejam em área de pastagem degradada, diz ministro.

BRASÍLIA. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o governo vai permitir, e até incentivar, a produção de cana-de-açúcar na Amazônia, desde que a lavoura seja em áreas de pastagem degradadas. Isso estará expresso no zoneamento agrícola que será lançado em junho de 2008. A idéia é disciplinar o uso das terras na produção de açúcar e álcool.

Segundo Stephanes, haverá quatro tipos de mapa. O primeiro conterá a atual produção de etanol e açúcar no Brasil. O segundo terá os locais, onde a cana pode ser cultivada, de acordo com a capacidade de produção. O terceiro indicará áreas em que o governo não quer plantio de cana. As áreas restritivas serão localizadas no Pantanal, na Amazônia, na Mata Atlântica e em reservas indígenas, entre outras. O quarto mapa mostrará onde o plantio será incentivado.

- No último caso, a prioridade são as áreas de pastagem, degradadas ou não. Os produtores deverão receber incentivos para plantar a cana nesses locais - afirmou o ministro.

Na Amazônia, ele citou como exemplo o leste de Roraima, que tem extensa área de pastagem:

- Vamos permitir o cultivo em áreas historicamente desmatadas. Não deixaremos que seja derrubada uma única árvore para produzir etanol e açúcar.

Stephanes disse que já há algumas usinas no Amazonas, no Acre e no Pará. Mas alertou que o governo será cuidadoso ao autorizar novos projetos. Os produtores terão de obter um selo socioambiental e cumprir leis trabalhistas:

- Quem tiver o selo terá mais facilidades para exportar e, internamente, para obter financiamento do governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em almoço oferecido ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que aquele país pode se tornar um importante parceiro do Brasil na produção de combustíveis verdes. Lula afirmou que etanol e biodiesel podem ajudar a combater o aquecimento global:

- Contamos com seu país para, juntos, oferecermos resposta a dois dos principais desafios do século XXI: desenvolvimento sustentável para os países mais pobres e contenção da mudança do clima.

Segundo Lula, as perspectivas de parceria estão principalmente na agropecuária e no campo da energia. Ele disse que o Cazaquistão tem grandes reservas de petróleo e gás natural, e a Petrobras tem conhecimento em prospecção, exploração e distribuição.

A visita é a primeira de um chefe de Estado da Ásia Central à América Latina. Ao sair do Itamaraty, Lula deu a Nazarbayev uma camisa e uma bola autografadas por Pelé, e os dois presidentes chegaram a bater bola. O cazaque citou em seu discurso, além de Pelé, Ayrton Senna, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho e Jorge Amado. Lula ficou repetindo "obrigado" em russo. - O senhor é conhecido por grandes viagens. Já visitou mais de cem países. Espero que acrescente o Cazaquistão à lista - disse Nazarbayev a Lula.