Título: MEC diz que país tem cultura de reprovação
Autor: Almeida, Cássia e Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 29/09/2007, O País, p. 13

Repetência atinge 14% dos alunos no ensino fundamental.

BRASÍLIA. A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar, afirma que o ensino no Brasil está em curva ascendente, embora longe de assegurar o direito de aprendizagem. Preocupada com o atraso escolar, a secretária diz que há no país uma "cultura de reprovação", alimentada pela crença de que a repetência faria os alunos aprenderem mais. Segundo Maria do Pilar, o resultado é o oposto: eles abandonam a escola.

- Se reprovação fosse método de aprendizagem, o Brasil seria um país de Einsteins. Ela não é boa para ninguém, e péssima para meninos e meninas.

Em 2005, 14,1% dos alunos da rede pública de ensino fundamental foram reprovados, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ensino médio, o mesmo ocorreu com 12,3% dos estudantes.

Maria do Pilar critica a promoção automática, em que professore aprovam os alunos independentemente do que aprenderam. Para ela, é preciso investir nas escolas para que avaliem a aprendizagem a tempo de corrigir falhas e impedir a reprovação. Ela afirma que os estudantes costumam abandonar a escola após a terceira reprovação. Segundo ela, o governo quer também multiplicar as escolas técnicas federais.