Título: Estudantes protestam no Rio contra Renan
Autor:
Fonte: O Globo, 29/09/2007, O País, p. 19

É a terceira manifestação desde que o presidente do Senado escapou da cassação.

Pela terceira vez desde que Renan Calheiros foi absolvido em sessão secreta no plenário do Senado, estudantes do Rio de Janeiro foram às ruas protestar contra o presidente da Casa. Vestidos de verde e amarelo e de preto, com faixas, cartazes, narizes de palhaço e caras pintadas, cerca de 300 estudantes pararam o trânsito na Zona Sul por duas vezes, deitaram-se no chão e cantaram o Hino Nacional. Pela segunda vez, Marco Antonio Cabral, filho do governador Sérgio Cabral, participou de passeata contra Renan.

- A gente está aqui para se manifestar contra o Renan Calheiros, e não vamos sair das ruas enquanto ele não sair da presidência do Senado. É um movimento contra o voto secreto também. Acho muito importante o voto ser aberto tanto no Senado como na Câmara para que os que apóiam o Renan botem a cara em público. Os estudantes têm justamente o papel de energia, de luta, o papel de dizer não - disse Marco Antonio, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Santo Inácio.

A passeata, organizada pelos grêmios estudantis dos colégios Teresiano, Escola Parque, Rio de Janeiro, Stockler, Santo Inácio, Santo Agostinho e da PUC, saiu da Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, e foi até o Jardim Botânico. Em frente à Praça Santos Dumont, os estudantes deitaram no chão e cantaram o Hino Nacional. Na esquina das ruas Pacheco Leão e Jardim Botânico, repetiram o gesto. O protesto durou quase três horas.

Eles carregavam faixas e cantavam a paródia da marchinha de carnaval "Saca-Rolha", entoada também nos protestos dos caras-pintadas contra o ex-presidente Fernando Collor, em 1992, agora na versão contra o senador: "Renan Calheiros vai ganhar/uma passagem pra sair desse lugar/não é de trem, nem de metrô nem de avião/é algemado no camburão/êta Renan ladrão".