Título: Jobim demite general
Autor: Taves, Rodrigo
Fonte: O Globo, 30/09/2007, O País, p. 4

Santa Rosa era contrário à retirada.

BRASÍLIA. Contrário ao apoio das Forças Armadas à operação que a Polícia Federal programou para retirar arrozeiros de Raposa Serra do Sol, o general Maynard Santa Rosa foi demitido do cargo de secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa. A decisão foi do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O afastamento de Santa Rosa gerou mal-estar no Alto Comando do Exército, que também tem restrições ao uso de tropas na ação em Roraima.

A demissão do general ocorreu alguns dias após ele ter declarado ao GLOBO que a ação dos agentes da PF, com apoio dos militares, era inadequada e que haveria resistência armada da população local à operação. Antes, em audiência no Congresso, o general criticou a atuação das ONGs na Amazônia. Santa Rosa foi substituído pelo general Barros Moreira. O ministério negou que a saída do general tenha relação com suas declarações sobre Raposa Serra do Sol.

O novo comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno Pereira, no posto há duas semanas, disse que a situação de Raposa o "preocupa bastante", mas que aguarda instruções do governo sobre as medidas que serão tomadas. O general disse que, pela lei, as Forças Armadas são obrigadas a dar apoio logístico à PF. Mas Pereira diz que nem tudo o que foi pedido pela PF poderá ser atendido:

- Meus recursos são reduzidíssimos.

O comandante comentou a saída de Santa Rosa:

- Respeito profundamente a posição dele (sobre Raposa Serra do Sol) porque o conheço muito. Ele estuda este assunto há muito tempo. É um conhecedor da área.