Título: PPS e DEM perderam mais deputados
Autor: Camarotti, Gerson e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 30/09/2007, O País, p. 10

No Senado, bancada do Democratas pode cair de 17 para 12.

BRASÍLIA. O PPS e o Democratas foram os partidos que mais perderam deputados desde a eleição do ano passado. Até agora, o DEM perdeu seis e o PPS, nove. O assédio governista acendeu a luz amarela no DEM. A maior preocupação é no Senado, onde pode ter a bancada reduzida de 17 - contando com a saída de Cesar Borges, são 16 - para até 12 senadores.

- O governo está jogando pesado. O assédio tem sido enorme. Querem tirar nossos parlamentares por causa da CPMF. Mas já fechamos questão na matéria - diz o líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS).

Além de César Borges, o DEM já perdeu Roseana Sarney (PMDB-MA). Os demais senadores que negociam com o PR alegam questões regionais para a mudança.

- Não quero sair, mas quero disputar a reeleição em 2010. Se o partido garantir a candidatura, fico. Senão, que me avise para eu achar meu rumo - disse Demóstenes Torres (GO), que disputa espaço com o ex-deputado Vilmar Rocha no estado.

Romeu Tuma, que busca a reeleição, sabe que não terá espaço no DEM paulista, diante do crescimento da liderança do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do empresário Afif Domingos. Deve ir para o PR.