Título: Ideli nega favorecer entidade em SC
Autor: Vasconcelos, Adriana e damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/10/2007, O País, p. 3

Em nota, senadora defende apuração de suspeitas.

BRASÍLIA. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), divulgou ontem nota rebatendo denúncias publicadas pela revista "Veja" de que sua influência política junto ao governo Lula seria responsável pelo repasse de R$5,2 milhões à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf-SC). Uma investigação da Polícia Federal levanta suspeitas de que parte desses recursos, liberados por meio de 18 convênios com os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Trabalho, da Agricultura e da Pesca, teria sido desviada para campanhas de aliados da senadora petista no estado.

"Tenho marcado minha atuação parlamentar por Santa Catarina na defesa da agricultura familiar, responsável por 70% da produção de alimentos no país e por 40% das exportações dos produtos agrícolas. Assim, minha relação política é com todo o setor agrícola no estado e no país e não apenas com a Fetraf-SC", diz a nota de Ideli. Afirma ainda que ela nunca apresentou emenda ao Orçamento em favor da Fetraf-SC e pede a apuração de suspeitas: "Não tenho compromisso com o ilícito".

A senadora defendeu seus assessores que mantêm contato com entidades e representantes ligados à agricultura familiar. "Alguns deles têm atuado com meu apoio e me apoiado na ação parlamentar no estado, inclusive no meu gabinete. Mas, definitivamente, isso não implica que tenham qualquer participação em supostas ilegalidades perpetradas para o desvio de recursos públicos".