Título: Congonhas: só vôos ponto a ponto
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 01/10/2007, O País, p. 8

Com mudanças, aeroporto reduz de 48 para 33 as operações por hora.

SÃO PAULO. O Aeroporto de Congonhas passa a funcionar, a partir de hoje, apenas para operações ponto a ponto. Além da proibição de escalas e conexões, as medidas da nova malha aérea nacional, anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil Anac (Anac), também impedem vôos de Congonhas com raio superior a 1.000 km. O número de operações foi reduzido para 33 movimentos por hora - antes da reforma da pista principal eram 48 operações.

As principais empresas que operam em Congonhas, TAM e Gol, divulgaram alertas para seus clientes sobre as mudanças. Os passageiros que adquiriram passagens antecipadamente serão reacomodados em vôos via Aeroporto Internacional de Guarulhos, sem cobrança de taxas de remarcação ou embarque adicional.

A Anac não prevê transtornos. Alega que as seis empresas (Pantanal, Oceanair, BRA, VRG, TAM e Gol) com operações em Congonhas já entregaram suas propostas de malha. A Anac vai monitorar a situação de passageiros que compraram passagens anteriormente com previsão de conexão e escala em Congonhas para que eles sofram o mínimo de transtorno possível.

Mudanças reduzem fluxo de passageiros em Congonhas

Com as operações ponto a ponto, haverá também uma redução do fluxo de passageiros de Congonhas, segundo a Anac. Se todas as companhias aéreas operarem com a totalidade de seus assentos vendidos ? o que não ocorre normalmente ? Congonhas terá 4.700 passageiros/hora, número inferior à sua capacidade que é de 5.100.

A TAM informou que, com a nova malha, vai operar vôos diretos de Congonhas para 19 aeroportos: Santos Dumont e Tom Jobim (Rio); Brasília; Campo Grande; Confins; Curitiba; Caxias do Sul; Florianópolis; Goiânia; Foz do Iguaçu; Joinville; Londrina; Maringá; Navegantes; Porto Alegre; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Uberlândia e Vitória. Destinos localizados nas regiões Norte e Nordeste e Cuiabá (MT) serão atendidos pelo Aeroporto de Guarulhos.

Passageiros que adquiriram bilhetes antecipadamente para destinos que, a partir hoje, deixaram de ser operados a partir de Congonhas, serão reacomodados em vôos via Guarulhos. O call center da TAM está contatando clientes que compraram bilhetes diretamente na companhia.

A Gol, também por meio de nota, orienta os clientes com passagens compradas a acessar o site da empresa e consultar as informações sobre as alterações de vôo. Dezenas de vôos da Gol foram modificados. A companhia informa que reforçou a equipe da central de relacionamento com o cliente para fornecer informações adicionais. O telefone de contato é 0300 115.

Vôo foram limitados a 130 passageiros

Além das mudanças na nova malha aérea, Congonhas também foi alvo de decisão da Justiça Federal. Os aviões poderão aterrissar ou decolar com um máximo de 130 passageiros e sem levar combustível extra. Também não poderão operar com reverso pinado ou defeitos mecânicos.

Até o fim da tarde de ontem, Congonhas operava com auxílio de instrumentos, devido ao mau tempo e à visibilidade reduzida. Dos 137 vôos programados, um teve atraso de mais de uma hora e 32 (23,4% do total) foram cancelados. Em Guarulhos, de 167 previstos, seis sofreram atrasos e quatro foram cancelados (2,4%).