Título: O Brasil é um país colonizado
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 02/10/2007, O País, p. 3

Presidente diz que política externa na AL é a melhor de todos os tempos.

Animado com a possibilidade de o Brasil ajudar países da África e da América Latina com a tecnologia produzida nos laboratórios da Fiocruz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a política externa brasileira agora "pensa nos iguais". Ele afirmou que o país, nos governos anteriores, vivia em situação de subordinação aos Estados Unidos e à Europa.

- O Brasil tinha uma subordinação muito grande aos Estados Unidos e à Europa. E não tinha a dimensão de fazer política pensando naqueles que são iguais e que podem crescer junto com o Brasil. Hoje vivemos a melhor relação na América do Sul que já vivemos em qualquer tempo. Temos com a África relação de respeito e carinho. E, mesmo sendo pobres, podemos fazer muito mais. Se pudermos, vamos ajudar, porque os africanos nos ajudaram por 400 anos - disse o presidente, lembrando que a Fiocruz vai inaugurar, no ano que vem, um escritório em Maputo, capital de Moçambique, na África.

O presidente Lula afirmou ainda que a política externa, no começo do governo, foi criticada:

- A nossa política externa só foi criticada no começo porque, e eu compreendia bem, havia uma subordinação intelectual. Afinal de contas, o Brasil é um país colonizado, foi colonizado durante muito tempo e não é porque tem uma independência que nós deixamos de ser colonizados.

O presidente afirmou ainda que o Brasil amadureceu e hoje quer ser soberano.

- Vai levar um tempo para as pessoas perceberem que o Brasil está ficando adulto, que conquistou a sua maioridade. E que o Brasil, que já foi economicamente, politicamente e intelectualmente subordinado, hoje quer ser soberano. E na produção da nossa indústria de aviões, de fabricação de remédio e de vacina, estamos hoje dando um passo para sermos soberanos. Naquilo que é para cuidar das nossas crianças, nós não queremos ficar dependentes de ninguém - disse o presidente.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em coro com Lula, disse que é preciso reduzir a dependência de tecnologia do exterior no setor. Ele afirmou que hoje o Brasil apresenta um déficit na balança de imunoderivados.

- É fundamental uma estratégia de redução dessa dependência externa. O objetivo é auto-suficiência em tríplice viral - disse o ministro. (M.M.)