Título: Lula recebe hoje líderes da base aliada
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/10/2007, O País, p. 4

Deputados devem cobrar nomeações e melhor tratamento.

BRASÍLIA. O presidente Lula pode preparar os ouvidos e se armar de paciência. Numa corrida contra o tempo para aprovar a prorrogação da CPMF, ele assume hoje o comando das articulações e dedica o dia a encontros com a base aliada: a primeira reunião será com o Conselho Político, formado por líderes e presidentes dos partidos da coalizão; à noite, no Palácio da Alvorada, oferecerá jantar aos líderes da base na Câmara. A idéia inicial do jantar era garantir a aprovação da CPMF e apagar novos focos de rebelião que possam atrapalhar a votação em segundo turno, até o dia 10. Mas o clima ontem entre os líderes aliados não era de muita festa.

Caso tenham oportunidade, os líderes vão, mais uma vez, expor a Lula as insatisfações com o processo de nomeações ainda pendentes. Se possível, querem abordar o assunto na reunião do Conselho Político, convocada para apresentar a medida provisória de criação da TV Pública.

Antes de cobrar cargos e melhor tratamento de Lula, a base precisará fazer o dever de casa. O líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), reclamou da falta de empenho dos líderes aliados para garantir, ontem, presença de deputados no plenário para a abertura de sessão, que contaria prazo para a apreciação da CPMF em segundo turno. Para votar o segundo turno até o dia 10, o governo terá que garantir quórum em todas as sessões. Além disso, cinco medidas provisórias trancam a pauta esta semana.