Título: Presidente reúne Conselho Político para apresentar a MP da TV pública
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/10/2007, O País, p. 4

Lula espera vencer resistências e evitar surpresa na votação do Congresso.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir hoje o Conselho Político para apresentar a medida provisória da Empresa Brasil de Comunicação, gestora do sistema de comunicação do governo federal, que incluirá a TV pública, rádios e agência de notícias. Ao apresentar a proposta aos aliados, Lula espera vencer resistências ao projeto e evitar surpresas como a derrota na votação da MP que criou a Secretaria Especial de Longo Prazo, destinada a Mangabeira Unger (PRB).

O governo quer preparar os aliados para a defesa da TV pública, considerada um dos principais projetos do segundo mandato de Lula. A avaliação do Palácio do Planalto é que, diante da simbologia do projeto, o governo não pode descuidar da sua tramitação, como aconteceu com a MP de Mangabeira Unger.

Também hoje Lula deve receber o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, primeiro nome escolhido para o conselho curador da empresa - órgão que definirá as diretrizes do sistema público de comunicação, a política editorial e o conteúdo da programação. Belluzzo, nome do Planalto para presidir o conselho, vai apresentar a Lula sugestões de outros nomes da sociedade.

Conselho curador terá 15 representantes

O conselho curador terá 15 representantes da sociedade, um indicado pelos empregados, e os ministros de Comunicação Social (Franklin Martins), da Cultura (Gilberto Gil), da Educação (Fernando Haddad) e da Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende). O conselho de administração da empresa - que será presidido pela jornalista Tereza Cruvinel - será subordinado ao conselho curador.

Além de Tereza Cruvinel, estão confirmados na direção da empresa Orlando Senna (do Ministério da Cultura), que será o diretor executivo, e a jornalista Helena Chagas (diretora de Jornalismo).

A Empresa Brasil de Comunicação será criada a partir da fusão da Radiobrás com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Com um orçamento de R$350 milhões em 2008, a empresa pública vai reunir a TV Nacional, a NBr, seis emissoras da Rádio Nacional, a Agência Brasil, a TVE do Rio de Janeiro, a TVE do Maranhão e a Rádio MEC.